Coordenador : Ramiro Marcos Dulcich Piccolo
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388726.2201.49201.24022023
Departamento/Setor: RIR
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O presente projeto tem como público alvo as comunidades do Assentamento (PDS) Osvaldo de Oliveira e do acampamento Edson Nogueira, em Macaé. A comunidade universitária (estudantes, professores e técnicos) da UFF/RO e da UFF/Macaé, representantes e servidores de instituições públicas e da sociedade civil da região.
Local de atuação: Campus da UFF em Rio das Ostras. Campus da UFF em Macaé. Assentamento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira em Macaé. Acampamento Pedagógico Edson Nogueira em Macaé.
Objetivo
Objetivo Geral: - Fortalecer experiências de organização e desenvolvimento comunitáriao de agricultores/as familiares que trabajan agroecológicamente na região. Objetivos Específicos: - Promover o acessoa cidadania nos território com ações de assessoria interdisciplinar em Saúde, Direito e Serviço Social da UFF/RO; - Fortalecer a agroecologia e a sustentabilidade na produção de alimentos; - Refletir sobre osprocessos de organização popular e comunitária nos territórios em que atuará esse projeto; - Apoiar a ampliação de ações de produção de alimentos saudáveis para enfrentar a insegurança alimentar; - Promover a Saúde atraves da alimentação saudavel; - Fortalecer emprendimentos produtivos para geração de renda nas comunidades rurais; Feiras Agroecológicas na UFF, Cestas de Alimentos e Pontos Agroecológicos. - Alavancar instancias de capacitação em produção e comercialização agroecologica;
Resumo
O presente Projeto visa contribuir com o fomento a consolidação de experiências agroecológicas de agricultura familiar na Região das Baixadas Litorâneas, através da assessoria interdisciplinar em questões de Saúde, Direitos e Assistência Social. Também, procura-se apoiar as iniciativas de produção de alimentos saudáveis, bem como a sua comercialização através de feiras agroecológicas nos campi Universitários da UFF na Região (Macaé e Rio das Ostras). Busca-se fomentar o desenvolvimento dessas comunidades rurais atuando na acessibilidade às políticas públicas federais, estaduais e municipais (PNAE/PRONERA/EJA). Trabalharemos em dois territórios de Reforma Agrária no interior doestadode RJ, organizadas pelo Movimento sem Terra (RJ): o Assentamento (PDS Osvaldo de Oliveira e o Acampamento Edson Nogueira. O projeto irá contribuir, também, com iniciativas comunitárias cooperativas de geração de renda, em parceria com organismos governamentais e não governamentais.